Comitiva do Piauí visita SC: benchmarking positivo nas áreas de Tecnologia, Porto Pesqueiro e ZPE

Atualizado: 16 de abr.



Diretores da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí, a Investe Piauí, visitaram o Estado de Santa Catarina neste mês de setembro. Acompanhados do empresário Jonas Tilp, da Tilp & Wermont Business Advisory – empresa joinvilense que assessora o desenvolvimento de quatro Parques Empresariais no Piauí – a comitiva veio em busca de benchmarking e de compartilhar experiências para aprimorar uma série de projetos, como a implantação do Complexo Portuário de Luís Correia, do Distrito Tecnológico e dos Parques Empresariais no Estado do Piauí.

Integravam a comitiva o presidente da Investe Piauí, Victor Almeida; o responsável pela implantação do Distrito Tecnológico no Piauí, Christian Roos; a responsável pela implantação dos Parques Empresariais no Piauí, Luciene Cardoso; e a bióloga, responsável pela implantação do Complexo Portuário Pesqueiro e Turístico no município de Luís Correia (PI), Maria Cristina Araújo.

Oportunidades de Norte a Sul de Santa Catarina

Em três dias, o grupo percorreu um extenso roteiro pelo Estado, entre Joinville e Laguna. A primeira parada foi em Itajaí, onde visitaram a Starnav, uma empresa do Grupo Detroit; o Sindipi, Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região; a Vitalmar Comércio e Indústria de Pescados; e o Sitrapesca, Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina.

Na sequência, a comitiva foi até Laguna, onde realizou uma visita ao Porto Pesqueiro de Laguna e ao Porto de Imbituba, que são administrados pela SCPar – entidade semelhante à Investe Piauí. O objetivo dessas visitas em especial foi conhecer a experiência da SCPar, pois o município de Luís Correia, no Piauí, está em fase de implantação de um porto pesqueiro semelhante.

Junto do presidente da SCPar Holding – Ricardo Moritz, eles foram recebidos pelo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon, em Florianópolis (SC). A partir deste encontro, ficou estabelecido uma oportunidade de convenio entre o Estado do Piauí e de Santa Catarina para a troca de boas práticas. A visita seguiu até o Sapiens Parque – onde o grupo foi recebido pelo seu presidente, Daniel Leipnitz, e também foram até a Fundação Certi, com quem o Estado do Piauí está firmando contrato.

Em Joinville, a comitiva visitou a Tilp & Wermont Business Advisory e o Ágora Tech Park, onde cumpriu agendas com Fabiano Dell’agnolo, Diretor Executivo do Join.Valle, e com Mario Santana, Diretor do Projeto Resgate.

Responsável pela vinda e também pela programação da comitiva, o empresário Jonas Tilp informou que a reunião com o Secretário de Desenvolvimento Luciano Buligon culminou com a ideia de estabelecer um protocolo de intenções entre os dois Estados nas iniciativas de Tecnologia, Porto Pesqueiro e ZPE - Zona de Processamento de Exportação, onde neste caso, o Estado do Piauí já está bem avançado.


Tilp argumenta que o resultado foi extremamente positivo. “Proveitoso para ambos os lados. Compartilhamos nossas experiências e também aprendemos com o Piauí. Vislumbramos e excelentes oportunidades, por meio do compartilhamento, afinal, a economia cresce quando é compartilhada com inteligência e soma das forças”, enaltece.

5 visualizações0 comentário